The Paulo Moura & Cliff Korman Ensemble: Gafieira Dance Brasil

posted in: CD | 0

Os Anos Dourados

 

Gafieira Dance BrasilO próprio nome do CD já é mais do que indicativo da música que se vai ouvir: música dançante dos tradicionais bailes do Rio de Janeiro. Trata-se de um retorno aos anos dourados dos cassinos e das gafieiras. Só me resta elogiar os produtores deste trabalho pela escolha do repertório que apresenta não somente clássicos do cancioneiro brasileiro assim como também um clássico da música norte-americana. Mais importante ainda é o fato dos produtores não terem caído naquele modo repetitivo que alguns lançamentos tem de apresentarem sempre os mesmos choros. Muito embora Gafieira Dance Brasil não tenha incluído “Carinhoso”, o repertório deste CD é impecável. E não poderia ser de menos, pois aqui temos “Noites Cariocas”, “Baião Delicado” e “Bicho de Pé”.

O grupo que acompanha Paulo Moura e Cliff Korman é formado por David Finck (baixo), Paulo Braga (bateria) e Mestre Zé Paulo (cavaquinho). David Finck está ligado à música brasileira por intermédio de Eliane Elias e Cláudio Roditi. Ele também já acompanhou outros grandes nomes do jazz e música clássica, dentre estes Dizzy Gillespie, Phil Woods and André Previn. Paulo Braga dispensa apresentações. Além de se apresentar com Elis Regina, Djavan e Ivan Lins, entre outros mais, Paulo acompanhou Tom Jobim no agraciado CD Antônio Brasileiro, vencedor do prêmio Grammy. Mestre Zé, por outro lado, toca cavaquinho desde os 4 anos de idade. Apresentou-se com músicos de Ary Barroso a Radamés Gnattali.

Gafieira Dance Brasil procurou manter a ambientação dos grandes bailes do Rio de Janeiro do século passado. O álbum foi gravado ao vivo e apresentou dançarinos profissionais nas apresentações no Kennedy Center e em Portugal e Itália. Esta idéia da gravação ao vivo foi excelente pois assim foi possível manter mais autêntica a essência da música de gafieira. O único problema aqui foi que no princípio do CD, o ouvinte pode detectar um pouco da reverberação do espaço. Ainda bem que isso ocorre logo na segunda faixa do CD, “Noites Cariocas”. O problema é curto e quase passa despercebido pois a jovialidade e vivacidade dos arranjos dominam os nossos ouvidos.

A abertura do álbum se faz com a inebriante música “Ao Velho Pedro”, do próprio Paulo Moura. É quase impossível resistir ao desejo de se levantar e dançar. O repertório desfila clássicos de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Waldir Azevedo até chegarmos a “Manhã de Carnaval”. Embora não seja tipicamente uma gafieira, a inclusão desta música neste álbum é uma das grandes surpresas que estes músicos nos brindam. A oportunidade que temos de ouvir um solo de Cliff Korman ao piano é um momento magnífico. Como de praxe, os solos de Cliff sempre nos deixam com mais desejos. Vocês lembram do solo que ele fez em “Garota de Ipanema” no CD Pimenta de Carlos Malta? Pois é, a dose se repete com grandiosidade aqui. O sax de Paulo Moura em “Manhã de Carnaval” é mais doce e sensual do que nunca. A única faixa não brasileira vem das mãos de George Gershwin, “The Man I Love”. O álbum encerra com Lupicínio Rodrigues e sua canção “Bicho de Pé”.

O show dispõe de um sítio na internet. Você pode ouvir trechos das faixas, ler sobre os músico e até comprar o CD. O endereço é http://www.dancebrasil.net/.

 

FICHA TÉCNICA

The Paulo Moura & Cliff Korman Ensemble
Gafieira Dance Brasil
Almonds & Roses Music (2001)
Tempo: 56’00”

Faixas:

  1. Ao Velho Pedro (Paulo Moura)
  2. Noites Cariocas (Jacob Bittencourt)
  3. Segura Ele (Pixinguinha)
  4. Mulatas (Paulo Moura)
  5. Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo)
  6. Carimbó do Moura (folklore)
  7. Baião Delicado (Waldir Azevedo)
  8. Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá)
  9. Alma Brasileira (Zeca Freitas)
  10. The Man I Love (George Gershwin)
  11. Bicho de Pé (Lupicínio Rodrigues)